sábado, 10 de janeiro de 2009

A voz do sertão

Jornal Correio do Sertão é o segundo periódico mais antigo da Bahia.

O jornal Correio do Sertão, com sede em Morro do Chapéu (cidade do interior da Bahia, distante 387 km de Salvador), foi inaugurado em 15 de julho de 1917, por Honório de Souza Pereira. O jornal é considerado o segundo mais antigo da Bahia. Segundo Edson Vasconcelos, atual diretor e redator, seu bisa avô Honório era sapateiro e gostava muito de escrever. “Ele era sapateiro, as pessoas não acreditavam que ele iria fundar um jornal”, diz Edson.
O jornal é quinzenal e tem uma tiragem de 3.200 exemplares, tem assinantes em vários lugares do Brasil e no exterior. Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e até na Bolívia. São pessoas da região que moram fora, mas que ainda se interessam por noticias da sua terra. “O Correio é muito importante para região. É através dele que as pessoas se informam. Também tem muito valor para nossa família. Temos que manter a tradição viva”, fala Vasconcelos.
O diretor fala da dificuldade de manter o periódico. O jornal não e tendencioso segundo Edson Vasconcelos, mas que infelizmente para se manter um trabalho desses no interior é preciso de apoio. “Fazemos o jornal por amor”, ressalta ele.
O Correio do Sertão enfrentou problemas com Lampião, o rei do cangaço. Ele estava de passagem pela região e o jornal publicou a notícia. “Ele disse, que ia fazer meu bisa avô engolir um jornal. Lampião não gostava que publicasse noticias sobre ele”, conclui Vasconcelos.

Por: Rosivaldo Mercês.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo Sr. Rosivaldo Mercês,


    Sou Aleomarcio Ferreira da cidade de Piritiba, sou Atual presidente do 22º BA Grupo Escoteiro Cinco Várzeas da cidade de Piritiba/BA, e venho através deste solicitar do caro amigo uma possibilidade de publicarmos essa pequena matéria, em vosso jornal se possível, onde estaremos realizando no próximo Mês com datas a ser divulgada, uma atividade a nível internacional junto com as demais entidades do Movimento Escoteiro do Brasil e do Mundo. O evento integra a Corrida pelo Meio Ambiente
    (Race for the Environment) , iniciativa de educação ambiental desenvolvida em
    parceria entre a Volvo Ocean Race 2008-09, o Programa de Meio Ambiente das
    Nações Unidas (UNEP) e a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM). Os nossos escoteiros de Piritiba e Jacobina também estarão engajados nessa missão em preservação do Meio Ambiente em nosso Município, nas margens do RIO JAQUIPE situado no (Poço do Cavalo),

    Se possível a publicação me mande a resposta que eu enviarei a MATERIA...
    Nosso Cordial:
    Sempre Alerta!!! Para Servir!!! Melhor Possível!!!

    Aleomarcio ferreira da Silva
    Presidente do 22BA G.E Cinco Várzeas

    ResponderExcluir